MPES participa de encontro de gestores de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro
30/09/2022
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), esteve presente ao XIV Encontro Nacional de Gestores da Rede-Lab, realizado nos dias 27 e 28/09, em Brasília.
O evento teve o objetivo de promover a integração dos LAB-LD para o fortalecimento da prevenção e enfrentamento da criminalidade, da lavagem de dinheiro e de delitos correlatos, principalmente para alavancar o desenvolvimento colaborativo de ferramentas de análises. Também visou ao compartilhamento de informações técnicas e experiências entre os integrantes e à promoção de treinamentos e capacitações.
O XIV Encontro foi realizado no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus). Representantes da Polícia Civil do Espírito Santo também participaram do encontro. Foi a primeira reunião presencial dos integrantes da Rede-Lab após a entrada em vigor da Portaria MJSP nº 145, de 15 de agosto de 2022, que aperfeiçoou a forma de vinculação dos Laboratórios à Rede-LAB, além de esclarecer as responsabilidades dos participantes.
Investigações
A Rede-Lab é uma articulação institucional dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) – unidades especializadas em análises de grandes massas de dados para uso em investigações criminais e outros procedimentos –, com a finalidade de combater a lavagem de dinheiro, a corrupção, o crime organizado e outros crimes relacionados.
As unidades de LAB-LD estão instaladas em cada Polícia Judiciária, Ministério Público e em outros órgãos parceiros. A coordenação da rede é exercida pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, vinculado à Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
– Com informações do MJSP.