MPES acompanha totalização de votos e avalia como bem-sucedida atuação ministerial nas Eleições 2022
02/10/2022O Ministério Público do Estado do Espírito (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, do dirigente do Centro de Apoio Eleitoral (Cael), promotor de Justiça Cláudio José Ribeiro Lemos, do gerente-geral da instituição, promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva, e do secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, acompanhou a totalização dos votos no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), em Vitória. Os trabalhos de fiscalização e acompanhamento das Eleições 2022 pelo MPES tiveram início há mais de um ano e foram bem-sucedidos. Para auxiliar os membros e membras no 1º turno, foi organizada e disponibilizada uma estrutura de apoio especial.
Os 50 promotores e promotoras eleitorais contaram com o apoio de 28 policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar da instituição, além de 13 membros voluntários, que atuaram como promotores auxiliares, e de cerca de 100 servidores, 63 veículos e motoristas para a atuação preventiva e repressiva dos ilícitos eleitorais. Eles tiveram o reforço de 51 policiais vigilantes do MPES, além do apoio de policiais militares de batalhões locais. Contaram também com o trabalho de integrantes da Ouvidoria, Informática, Centro de Apoio Eleitoral (Cael) e Assessoria de Comunicação do MPES. Mais de 300 pessoas da instituição estiveram mobilizadas diretamente nos trabalhos das Eleições 2022.
A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, destacou que o Ministério Público se preparou para a votação há mais de um ano, promovendo reuniões e eventos preparatórios, de forma a garantir que a grande festa da cidadania ocorresse com tranquilidade e segurança. “Agradeço a todos os colegas e servidores do Ministério Público que se dedicaram ao logo de todo o processo para garantir que as Eleições 2022 fossem realizadas com transparência, tranquilidade e segurança, em defesa do direito democrático e da soberania da vontade da população na hora da votação. Os capixabas também fizeram bonito na festa da democracia, exercendo o direito ao voto”, afirmou.
O promotor de Justiça Cláudio José Ribeiro Lemos, dirigente do Cael do MPES, também fez um balanço do trabalho das promotoras e dos promotores eleitorais que atuaram nas eleições, que avaliou como “bem-sucedida”. “Mais uma vez, a atuação dos membros e membras, servidores e todos os envolvidos foi exemplar. Cumprimos a nossa missão com muita dedicação e seriedade, reforçando o papel fundamental da instituição de garantir a legitimidade do processo democrático em um momento histórico para o nosso país”, avaliou.