MPES fiscaliza a votação eleitoral neste domingo

O Ministério Público do Estado do Espírito (MPES), por meio do dirigente do Centro de Apoio Eleitoral (Cael), promotor de Justiça Cláudio José Ribeiro Lemos, está acompanhando neste domingo (02/10) o teste de integridade de urnas eletrônicas que está sendo feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), no Shopping Mestre Álvaro, na Serra, e no Colégio São Domingos, em Vitória. 
 
Vinte e cinco urnas eletrônicas estão passando por auditoria no Espírito Santo até às 17 horas, sendo 18 submetidas ao Teste de Integridade; duas ao Projeto Piloto (Teste de Integridade com Biometria); três ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais; e duas a uma eventual Auditoria Futura. 
 
De acordo com o dirigente do Cael, o procedimento é importante para que os eleitores se sintam seguros de que não existe nenhuma fraude. “Estamos acompanhando para garantir que tudo funcione adequadamente. Verificando a segurança e a transparência do sistema”, explicou.
 
A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (votação paralela) é realizada por todos os tribunais regionais eleitorais por meio de amostragem e serve para demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas sob condições normais de uso. Essa auditoria ocorre no mesmo dia e hora da votação nas seções eleitorais e é feita com a participação de representantes do Ministério Público, de partidos políticos e diversas outras entidades.