MPES apresenta resultado da ‘Operação Mata Atlântica em Pé’ em coletiva na terça-feira (04/10)
03/10/2022
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), informa que será realizada uma coletiva de imprensa, na terça-feira (04/10), para trazer resultados e informações da quinta edição nacional da Operação Mata Atlântica em Pé. A iniciativa, voltada a combater o desmatamento e a recuperar áreas degradadas no país, é uma ação coordenada do Ministério Público brasileiro e de órgãos ambientais de controle e fiscalização. A operação foi deflagrada no dia 19 de setembro, de forma simultânea, nos 17 Estados da Federação que congregam os remanescentes do bioma.
No Espírito Santo, foram fiscalizados 49 alvos em nove municípios. O balanço das apreensões, multas e demais procedimentos adotados no combate aos crimes ambientais observados serão apresentados e detalhados durante a coletiva.
Além do MPES, por meio do Caoa e dos promotores de Justiça naturais dos municípios, a Operação Mata Atlântica em Pé conta no Espírito Santo com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH).
Participam da coletiva a procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade; o dirigente do Caoa, promotor de Justiça Marcelo Lemos; o diretor-presidente do Iema, Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza; o gerente de Licenciamento e Controle Florestal do Idaf, Fabrício Valentin Zanzarini; o subcomandante do BPMA, coronel Wanderson Machado Luchi; o diretor técnico da AGERH José Roberto; e o chefe da divisão Técnico-Ambiental do Ibama, Luciano Bazoni Junior.
SERVIÇO
Coletiva: Operação Mata Atlântica em Pé
Quando: Terça-feira – 04/10/2022
Onde: Observatório Ambiental do MPES
Rua Raulino Gonçalves, 200, Enseada do Suá, Vitória
Horário: 10 horas