Promotora de Justiça do MPES debate vitimização e mortalidade policial em evento nacional
07/10/2022A promotora de Justiça da Auditoria Militar Ana Cristina de Fonseca e Oliveira Faria, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), participou nesta quarta-feira (05/10) como debatedora da sétima edição do Projeto Segurança Pública, da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento trouxe como tema a “Vitimização e Mortalidade Policial” e teve também como convidado o coronel da Polícia Militar da Paraíba, Onivan Elias de Oliveira.
Durante sua apresentação, a promotora de Justiça explicou que o número reduzido de policiais, seja no Espírito Santo ou no cenário brasileiro, e o aumento da criminalidade são fatores que potencializam a vitimização desses profissionais. Também destacou a necessidade de investir em políticas públicas voltadas à saúde mental dos policiais militares. “Cabe a nós esse desafio, enquanto membros do Ministério Público no controle externo da atividade policial. E esse debate nós precisamos continuar discutindo porque não é uma questão fácil de resolver, mas a gente precisa enfrentar toda essa problemática”, ressaltou.
O evento foi apresentado pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda, presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP e foi transmitido pelo YouTube.
Clique aqui e assista à gravação.