Membros do MPES participam de encontro nacional para debater combate ao crime organizado
08/10/2022Membros do Ministério Público brasileiro que integram o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) se reuniram em São Paulo, nos dias 06 e 07 de outubro, para discutir estratégias de combate à criminalidade. O encontro contou com a participação de mais de cem membros e membras dos MPs de todo o Brasil. O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Mário Sarrubbo, preside o grupo, com o apoio do vice-presidente, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Representando o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), participaram da reunião o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Tiago Boucault Pinhal, o promotor de Justiça Vitor Anhoque Cavalcanti, também integrante do Gaeco, e o coordenador da Assessoria de Segurança Institucional do MPES, promotor de Justiça Sérgio Andrade Werner.
A reunião de trabalho proporcionou a troca de informações e de expertise com autoridades do Tesouro Americano, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Além disso, na reunião também foi discutido o aprimoramento dos trabalhos do GNCOC a fim de tornar a atuação do grupo ainda mais ágil e efetiva.
GNCOC
O GNCOC tem por objetivo combater as organizações criminosas e atuar em investigações de combate aos crimes tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. É responsável ainda por articular ações em âmbito nacional ou regional visando a uniformização e fortalecimento de ações de combate ao crime organizado, a partir de capacitação dos membros e servidores e troca de experiências sobre as ações de investigação.
Criado em 2002 e formado pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos estaduais e da União, o GNCOC trabalha de maneira integrada com as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), receitas Estadual e Federal, Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Ministério Público de São Paulo.