Palestra apresenta desenho de sistema de solução de conflitos e mediação judicial
10/10/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição de Conflitos (Nupa), do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos (CDEMP) e da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), realizou, na sexta-feira (07/10), a palestra “Desenho de sistema de solução de conflitos”. O evento aconteceu de forma virtual, por meio da plataforma Teams, e reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre membras e membros do MPES, servidoras(es) do MPES e de Ministérios Públicos de outros Estados, além de profissionais do meio jurídico e estudantes de Direito.
O objetivo do encontro foi criar competências e habilidades essenciais para a boa administração de situações conflitivas e emprego de técnicas e ferramentas que visam potencializar os resultados e ajudam a criar valor nas negociações.
O coordenador do Nupa, promotor de Justiça Alexandre de Castro Coura, abriu o evento e ressaltou a importância do fomento e ampliação das potencialidades da mediação. Acrescentou que uma das missões do Nupa é promover a cultura da autocomposição dentro do Ministério Público Estadual.
A palestra foi ministrada pela advogada e presidente da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Juliana Loss de Andrade. Ela destacou que o desenho de sistema é um arranjo de mecanismos de soluções de conflitos e ressaltou que quanto mais desenvolvido for esse procedimento, maior é a chance de as soluções serem baseadas nos interesses das partes.
A advogada ainda explicou as etapas que compõem a montagem do desenho de sistema: Iniciativa do Desenho, Planejamento Básico, Trabalho dos Pontos Chaves, Inserção de Tecnologia, Implementação e, por fim, a Institucionalização do Processo ou Sistema.