MPES participa de cerimônia para escolha das urnas que serão auditadas neste domingo (30/10)

O Ministério Público do Estado do Espírito (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e do secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, participou, na manhã deste sábado (29/10), no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), do sorteio das urnas eletrônicas que vão passar por processo de auditoria neste domingo (30/10). O objetivo dessa auditoria é demonstrar a credibilidade e transparência do processo eleitoral brasileiro. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama.

Luciana Andrade salientou a atuação do Ministério Público em todo o processo eleitoral, fiscalizando e zelando pela transparência e pela lisura. “O Ministério Público deve sempre se pautar pela serenidade, pelo equilíbrio, pela legalidade e pela imparcialidade nos pleitos eleitorais, assim como em tudo que deve e faz. O Ministério Público Eleitoral possui promotoras e promotores eleitorais em todo o território capixaba. São esses colegas que fazem acontecer o trabalho do Ministério Público Eleitoral em todos os municípios. Fornecemos toda logística necessária para que isso aconteça, por meio de nossos assessores, equipamentos e veículos durante todo o processo eleitoral. Não somente nos dias da eleição propriamente ditos, mas durante todo dia, todo ano”. 

A procuradora-geral de Justiça do MPES também falou da importância do cidadão e da cidadã saírem de suas casas neste domingo para irem votar. “A data, o dia da eleição, é o mais bonito. É a festa da democracia, quando nós, eleitores e eleitoras, podemos ir às urnas e escolher nossos representantes. Então, população capixaba, não deixe de participar dessa grande festa e ir lá exercer o seu direito soberano de votar e escolher aquele que o representará nos próximos anos”, finalizou. 

Vinte e cinco urnas eletrônicas passarão por auditoria no Espírito Santo, sendo as 18 primeiras submetidas ao Teste de Integridade; duas ao Projeto Piloto (Teste de Integridade com Biometria); três ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais; e duas a uma eventual Auditoria Futura. No dia da eleição, 30 de outubro, o Teste de Integridade acontecerá durante o horário de votação, das 8h às 17h.

O QUE É?
O Teste de Integridade simula, em ambiente controlado, o procedimento normal de uma votação na seção eleitoral, com a participação de servidoras e servidores do TRE-ES e de outros órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público, sendo, também, acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras.

PARA QUE SERVE?
Para comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica, comparando o resultado da votação em cédulas de papel e os resultados obtidos no Boletim de Urna, ao final da simulação.

Foto