MPES promove seminário para dialogar sobre direitos humanos das mulheres

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH), realizará, no dia 11 de novembro, das 13h às 17h, o seminário “Reflexões sobre Direitos Humanos das Mulheres”, de forma híbrida, presencial e online pela plataforma Teams. O seminário, que acontecerá no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, tem como objetivo proporcionar aprendizado de conceitos básicos de violência contra a mulher no ambiente corporativo; apresentar métodos adequados para superar violências contra a mulher nas relações de trabalho; desenvolver análise técnica e crítica sobre os impactos das ações violentas em relação às vítimas mulheres; e apresentar meios para o desenvolvimento das corporações de maneira compromissada em eliminar a discriminação e violência contra as mulheres. 
 
A abertura do evento terá a participação da procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, da coordenadora do NPDH, procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, e da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares.
 
Na sequência terá a palestra “As Consequências do assédio moral enfrentado pela mulher”, ministrada pela doutora e mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e membra da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/ES) Jeane Martins. A apresentação dará lugar a um debate, com mediação da promotora de Justiça Moema Ferreira Giuberti.
 
A mestre em Direito Processual pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes) e membra da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/ES) Renata Oliveira Polastri abordará o tema “Princípios do empoderamento das mulheres: o combate à violência e boas práticas corporativas para proteção dos direitos humanos das mulheres”. 
Ao final da apresentação acontecerá outro momento de debate.