MPES dialoga com lideranças da sociedade para uma atuação ainda mais eficaz na defesa dos capixabas
08/11/2022Com o objetivo de dialogar com a sociedade e unir lideranças com foco na atuação ainda mais eficaz na defesa dos capixabas, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, recebeu na noite de segunda-feira (07/11) na sede da instituição, em Vitória, mais de 20 líderes comunitários e religiosos, empresários, integrantes de organizações não-governamentais e de movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada.
A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pelo MPES de aproximação com a sociedade, por meio da comunicação e do relacionamento. O principal desafio foi refletir e propor ações de forma a projetar o Ministério Público para o futuro, de acordo com as demandas e anseios da sociedade em diferentes áreas, como saúde, segurança, educação, infância e juventude, meio ambiente, economia, cultura, direitos dos idosos, das mulheres, combate ao racismo, liberdade de religião, entre outras.
Ao dar as boas-vindas aos presentes, Luciana Andrade explicou que a iniciativa visa ampliar ainda mais o acesso da população à instituição por meio da escuta ativa e cocriação de soluções. “É esse trabalho de ouvir percepções qualificadas da sociedade civil, plural, que permitirá que nós reverberemos essas ideias a todo o coletivo do Ministério Público capixaba, de modo que possamos estabelecer e estreitar contatos com a sociedade e potencializar os resultados. Esse encontro é um espaço de escuta, de acolhimento, e é isso que pretendemos sempre. Estimular dentro de nós essa vocação de fazer mais pela sociedade”, destacou.
Também estiveram presentes na reunião o secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; o gerente-geral do MPES, promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva; e a assessora do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça e promotora de Justiça Cláudia R. Santos Garcia.
Programação
As lideranças presentes participaram de atividades respondendo ao desafio central: “Como melhorar a experiência de comunicação e relacionamento da sociedade com o MPES e, com isso, aumentar o engajamento das pessoas e fortalecer o propósito da instituição?”.
Ao final da dinâmica, Luciana Andrade agradeceu novamente a participação dos presentes e reforçou a importância da aproximação em prol de uma atuação ainda mais eficaz e resolutiva na defesa dos direitos da sociedade. “Quero muito agradecer vocês. Estamos muito felizes e eternamente gratos. Saímos daqui muito inspirados para juntos fazermos mais e melhor”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça.
Participantes
Cris Samorini – presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)
Leonardo de Paula Luiz – gabinete da presidência da Findes
Luiz Cláudio Allemand – advogado tributarista e ex-conselheiro do CNJ
Luciano Gollner – secretário da ONG Espírito Santo em Ação
Wanderson Bueno – tesoureiro da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Viana
Cosme Santos de Jesus – representante das comunidades do Território do Bem
Sebastiao Luiz do Carmo – representante das comunidades do Território do Bem
Jackson Araújo Santos – representante das comunidades do Território do Bem
Fernando Ronchi – presidente da Unimed Vitória
Elda Coelho de Azevedo Bussinguer – pós-doutora em Saúde Coletiva (UFRJ), doutora em Bioética (UnB), mestre em Direito (FDV) e coordenadora do doutorado em Direito da FDV
Wanessa Zavarese Sechim – secretária de Educação de Nova Venécia
Catia Lisboa – secretária de Saúde de Vila Velha e presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES)
Fernando Gustavo da Vitória – subsecretário de Atenção à Saúde de Vila Velha
Rhiani Salamon Reis Riani – especialista em Direito Ambiental
Flávia Brandão – presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, seccional Espírito Santo
Maria Zanete Dadalto – fotógrafa, professora universitária e especialista em Estudos da Imagem e Mídia.
Kelder José Brandão Figueira – vigário Episcopal da Arquidiocese de Vitória
Sandro Cabral Silva – gerente de Igualdade Racial de Cariacica e babalorixá
Pastor Evaldo – 1ª Igreja Batista da Praia da Costa
Nilton Basílio Teixeira – assessor jurídico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES)
Renan Lira Matos Cadais – gerente da Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Direitos Humanos
Neymara Rocha de Carvalho – pentacampeã mundial de bodyboarding