Promotor de Justiça ministra palestra sobre cultura de paz na escola para estudantes de Piúma
10/11/2022O promotor de Justiça e coordenador do subnúcleo Sul do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo Gusthavo Ribeiro Bacellar ministrou palestra na segunda-feira (07), na Escola Estadual Professora Filomena Quitiba, em Piúma com o tema “Combate às práticas de ódio no ambiente escolar”.
Ele foi recebido por alunos e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e abordou a importância da boa convivência no ambiente escolar, eliminando práticas cotidianas de desrespeito, discriminação e todo tipo de violência.
Para o promotor de Justiça, foi uma oportunidade valorosa para levar a cultura de paz para as escolas. “Nosso objetivo é estar perto da sociedade, ir às comunidades e falar diretamente aos estudantes, contribuindo para fomentar a atuação conjunta da escola, família, sociedade e órgãos públicos na preparação dessas crianças e adolescentes para o exercício da cidadania”, pontuou.
A iniciativa faz parte de um projeto da Área de Ciências Humanas desenvolvido pela escola, por meio de palestras temáticas com especialistas que abordam a importância do respeito ao outro e as diferenças. Além da confecção de murais, encenações em formato de vídeos, varal de poesias, paródias e apresentações de performances. O objetivo é contribuir para o processo de conscientização dos alunos e das alunas contra as práticas de agressões físicas e verbais, promovendo a construção saudável e respeitosa do ambiente escolar.