MPES realiza palestra sobre Educação Especial e Inclusiva para professores de Rio Novo do Sul
11/11/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope), promoveu palestras em Rio Novo do Sul, na noite de quinta-feira (10/11), em evento de Formação de Professores, sobre o tema Educação Especial e Inclusiva. O Caope atendeu convite da Secretaria Municipal de Educação e do promotor de Justiça de Rio Novo do Sul, Rodrigo Monteiro da Silva. As palestras, de cunho jurídico e pedagógico, foram ministradas pela dirigente do Caope, procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, e pela assessora técnica e pedagoga Camila Ferreira Moreira.
O evento reuniu cerca de 140 pessoas na EMEIEF Vital Lucas para discutir os aspectos pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os direitos e deveres no âmbito da educação inclusiva, temas abordados pelo Caope. Entre as participantes estavam Jéssica Brites de Mello Mameri, pedagoga da Educação Infantil Escolas do Campo; Deise Lorencini, coordenadora de Transporte Escolar e Censo Escolar; Carina Guio Marin Mameri, secretária Interina Municipal de Educação; Gleice Maria Silva do Nascimento, pedagoga de Ensino Fundamental Escolas do Campo e coordenadora do Paes; Girllane Casimiro Bertholi Romão, do setor de Compras e responsável pelos monitoramentos de Programas Simec, Siope; Roxana Dias, coordenadora Livro Didático e responsável pelas Escolas do Campo; e Renata de Cássia dos Santos Mameri, da inspeção escolar.
A equipe do Caope realizou visita prévia ao município para inteirar-se da realidade local, quadro de oferta do AEE, profissionais disponíveis e casos concretos para promover um debate coerente com a situação vivenciada na localidade. Os presentes permaneceram até às 22h no local, com participação ativa e contributiva.