MPES adere a acordo de cooperação que permite utilizar dados do Ibama para proteção das florestas

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo é garantir maior eficiência e agilidade no desenvolvimento de ações integradas na proteção, conservação e recuperação dos biomas brasileiros e na responsabilização civil e criminal por crimes contra o meio ambiente.  

Pelo acordo, os Ministérios Públicos brasileiros terão acesso a dados e informações do transporte e armazenamento de madeira e produtos florestais diversos, além de outras informações de sistemas do Ibama com foco na gestão florestal. O termo também prevê a capacitação de membras(os) e servidoras(es) para a utilização das bases de dados compartilhadas, permitindo o intercâmbio de conhecimento, de ferramentas e de metodologias de interesse estratégico para promover a proteção ambiental. 

O dirigente do Caoa, promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, destacou a importância da parceria para a proteção do meio ambiente. “A comunhão de esforços entre as instituições é essencial para que possamos continuar desenvolvendo um trabalho efetivo na defesa do meio ambiente. A partir dessa integração, avançamos na busca de soluções conjuntas e positivas em prol de um desenvolvimento  sustentável e que tenha como foco a proteção ambiental”, destacou.