MPES promove reunião com secretários estaduais para debater políticas públicas de combate às drogas
17/11/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), promoveu uma reunião com os secretários estaduais de Governo, Álvaro Rogério Duboc Fajardo, e de Direitos Humanos, Nara Borgo, e com o subsecretário estadual de Políticas sobre Drogas, Carlos Augusto Lopes, para debater as políticas públicas de combate às drogas, tendo como base a Lei nº 11.343/2006, no auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vitória. O principal objetivo da reunião foi estruturar e fortalecer o Conselho Estadual e os Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas, já que muitas cidades ainda não têm essa estrutura implementada.
O Ministério Público conta com um Grupo de Trabalho para tratar de forma integrada desse tema, visando unir esforços para garantir políticas públicas mais efetivas e completas, que envolvem a repressão ao próprio crime, a prevenção ao uso indevido de drogas, a atenção aos usuários e dependentes e a reinserção social dessas pessoas.
A reunião, realizada no dia 9/11, foi conduzida pela dirigente do Caops, promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, e contou com a participação da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope), procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel; da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco), procuradora de Justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva; da dirigente do Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC), promotora de Justiça Elaine Costa de Lima; do coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), procurador de Justiça Cezar Augusto Ramaldes da Cunha Santos; além de servidores ligados a outros Centros de Apoio do MPES e das secretarias de Estado.
A dirigente do Caops destacou a importância da aproximação e interação entre o MPES, o Governo do Estado e os municípios capixabas na prevenção e no enfrentamento ao uso de drogas. “As questões relacionadas às drogas vão muito além da estruturação da saúde pública. A articulação intersetorial com outras áreas – como a educação, a assistência social e a segurança pública -, é um desafio para se alcançar minimamente resultados positivos na implementação conjunta de ações relativas ao complexo tema relacionado às drogas”, salientou Inês Thomé.
Veja as fotos da reunião: