Luciana Andrade ministra palestra em lançamento do Programa de Defesa dos Direitos Humanos
18/11/2022A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), Luciana Andrade, foi palestrante, na quinta-feira (17/11), no lançamento do segundo volume do Programa de Atuação em Defesa de Direitos Humanos (Padhum), do Ministério Público do Maranhão (MPMA). O documento reúne o terceiro e o quarto planos de ação do órgão, com foco no combate ao racismo, à LBGTfobia e à intolerância religiosa e a defesa dos direitos de pessoas que vivem com HIV/Aids. O encontro foi realizado na sede do MP Maranhão, em São Luís.
Luciana Andrade falou sobre o trabalho desenvolvido pelo GNDH nos sete eixos de atuação do grupo e citou a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), tema do último encontro do grupo, realizado em Brasília. Afirmou, ainda, que é preciso um olhar atento às populações mais vulneráveis, muitas vezes esquecidas por não estarem representadas nas instituições. Luciana Andrade destacou que é necessário que essas populações estejam presentes em todos os espaços de poder, legitimados pela presença dos diversos segmentos da população brasileira.
Mês da Consciência Negra
Em visita ao Ministério Público do Maranhão, Luciana Andrade também participou da abertura da exposição coletiva “Raízes Ancestrais”, realizada pelo MPMA em homenagem ao Mês da Consciência Negra. A exposição está sendo realizada no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, em São Luís.
A procuradora-geral de Justiça do MPES destacou a importância do tema da mostra. “A sociedade brasileira é tão diversa e acolheu o mundo inteiro aqui, mas ainda sofre com racismo estrutural, com a ideia da permanência absoluta de grupos hegemônicos, como os brancos e os homens. Mas nós estamos mudando isso. Não com a velocidade que desejamos, mas não podemos desistir, porque a nossa palavra é a resistência”.
Memória Institucional
Durante a visita ao Ministério Público do Maranhão, a presidente do GNDH ainda visitou o Memorial da instituição. Na ocasião, Luciana Andrade conheceu o Programa de Memória do MPMA, as instalações do Centro Cultural e Administrativo do órgão e visitou o acervo multimídia e as exposições permanentes do local.
Veja as fotos. (https://photos.app.goo.gl/kxeABiYryGdiDdFT6)
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Maranhão.