MPES participa da Conferência Nacional de Educação 2022, em Brasília
01/12/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope), participou da Conferência Nacional de Educação (Conae) do Fórum Nacional de Educação (FNE). A dirigente do Caope, procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, representou a instituição no evento, realizado em Brasília, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O encontro ocorre a cada quatro anos e nessa edição teve como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”.
A dirigente do Caope participou dos debates e acompanhou as apresentações ao lado da promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e dos integrantes do Fórum Estadual de Educação, que tem entre eles a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação, Valquiria Santos Silva.
Criado em dezembro de 2010, pela Portaria MEC nº 1407, o Fórum Nacional de Educação (FNE) tem, entre as atribuições, convocar, planejar e coordenar a Conae. O evento é um espaço aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para o desenvolvimento da educação nacional e conta com a participação de diversos segmentos, como agentes públicos da educação, estudantes, pais e profissionais desse setor.