Mobilização do MPES envolve os homens na luta pelo fim da violência contra a mulher

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou uma mobilização no sábado (10/12) para dar visibilidade à campanha “Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A ação aconteceu na feira-livre do Centro, em Vitória. Durante a atividade, que contou com a participação da procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, e de membras e membros da instituição, ocorreu a distribuição de material informativo e de laços brancos às pessoas que estavam no local. A ação contou com o apoio de servidoras e de servidores da instituição. 

A iniciativa faz parte da campanha do MPES dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e tem como objetivos sensibilizar, envolver e mobilizar os homens nessa causa. Essa campanha se encerra hoje, 10 de dezembro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A procuradora-geral de Justiça destacou a atuação ministerial no enfrentamento de todo tipo de violência contra as mulheres e a importância da mobilização. Para Luciana Andrade, o envolvimento dos homens na defesa das mulheres e na busca pela igualdade de gênero é fundamental para ajudar a conter a violência contra as mulheres.

“Hoje o Ministério Público veio para rua, para perto da comunidade, para espraiar a cultura da paz, trazer a reflexão para as pessoas e chamar os homens para atuarem conosco nessa luta de combater a violência contra as mulheres. Juntos e juntas, podemos reverter esse cenário, pois a violência não combina conosco”, ressaltou Luciana Andrade. 

Veja as fotos

A coordenadora do Nevid também reforçou a necessidade de ações educativas para ajudar a mudar a cultura machista. “Nosso objetivo é conscientizar e chamar a população para lutar contra essa violência, levando a campanha e divulgando os canais de denúncia e de atendimento para que essa informação chegue a quem mais precisa”, afirmou Cristiane Esteves Soares. Lembrando os números 127 do MPES, o 190 da Polícia Militar e o 180 da Central de Atendimento à Mulher.

O subprocurador-geral de Justiça Judicial do MPES, Josemar Moreira, participou da ação e corroborou a importância de o Ministério Público estar próximo dos cidadãos e das cidadãs. “É essencial que o Ministério Público, como defensor da sociedade, venha junto das pessoas para divulgar as campanhas que estão no nosso planejamento estratégico. O nosso Estado já figurou como um dos mais violentos nesse tipo de criminalidade, por isso é tão importante levar uma mensagem de conscientização, divulgar nossas ações e participar ativamente junto à sociedade para que possamos erradicar essa prática”. 

Também participaram da mobilização o secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; o gerente-geral da instituição, promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva; o chefe de Apoio ao Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Danilo Raposo Lírio; e a assessora do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES promotora de Justiça Cláudia R. Santos Garcia.