Operação Caça-Fantasma – Nota 2
15/12/2022O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar do Espírito Santo, deflagrou, nesta quinta-feira (15/12), a “Operação Caça Fantasma”.
A investigação foi instaurada pelo Gaeco com o objetivo de identificar as ações delituosas de integrantes da facção criminosa auto-intitulada Primeiro Comando de Vitória (PCV), e pessoas a ela ligadas, que agem de forma organizada e contínua, planejando e executando crimes, em especial o tráfico de entorpecentes e crimes a ele conexos, em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.
Durante a operação, foram cumpridos 10 dos 17 mandados de prisão temporária, além de 30 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra e Viana, em cumprimento de decisão judicial da 5ª Vara Criminal de Vitória. Foram apreendidos entorpecentes, armas de fogo, diversas munições, valores em espécie, documentos, telefones celulares e outros materiais que serão analisados pelos promotores de Justiça do Gaeco. Durante o cumprimento dos 17 mandados de prisão, foi localizada, ainda, uma pessoa que tinha mandado de prisão em aberto e estava foragida da Justiça.
A operação decorre de medidas judiciais de interceptações telefônicas e de buscas e apreensões, entre outras diligências investigativas, que culminaram na obtenção de provas de tráfico de drogas, aquisição e porte de armamentos e munições, execução e planejamento de crimes de homicídio, por gestão criminosa de lideranças da organização criminosa que se encontram presas em unidades prisionais do Estado do Espírito Santo.
Os trabalhos de deflagração da parte ostensiva contaram com a participação de Policiais Militares do Batalhão de Missões Especiais (BME), 6º Batalhão, 7º Batalhão, 11ª Cia Independente, 12ª Cia Independente, 13ª Cia Independente, 14ª Cia Independente e 17ª Cia Independente, além dos militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, que atuaram nas buscas, apreensões de objetos, prisões e conduções dos investigados.