MPES faz reunião e visita de acompanhamento de ações de reparação após chuvas em São Mateus

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do promotor de Justiça Luciano Rocha de Oliveira, promoveu uma reunião com o Comitê de Crise de São Mateus e com o secretário de Defesa Social do município, tenente-coronel Wagner Borges, para tratar do enfrentamento aos transtornos causados pelas chuvas que caíram principalmente em novembro e dezembro de 2022. Após a criação do Comitê, a eficácia das ações aumentou em 70%.

Veja as fotos.

O Ministério Público, como órgão fiscalizador, tem acompanhado os procedimentos de reparação, realizados pelo Comitê de Crise, montado pelo prefeito de São Mateus, com o apoio do Governo do Estado. Durante o encontro, o promotor de Justiça parabenizou as equipes e disse que tem acompanhado os trabalhos atentamente. Acrescentou que o Ministério Público está de portas abertas para contribuir com o município nas ações. Após a reunião, ele foi com as equipes a Guriri e visitou alguns locais por onde passará a obra de macrodrenagem.

O número de famílias atingidas diretamente pelas chuvas chegou a 6 mil em São Mateus. Destas, 838 ficaram desalojadas e 253 desabrigadas. O município fez encaminhamentos para alojamentos públicos. No ápice da crise, 180 famílias foram inseridas no aluguel social. Um novo orçamento também tem sido requisitado para fazer a contenção de uma ribanceira com alto risco de desabamento.

*Com informações do site www.saomateus.es.gov.br