Nota 1 – “OPERAÇÃO MATEUS 5:18”

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar do Espírito Santo, deflagrou, nesta quarta-feira (1º/03), a fase ostensiva da “Operação Mateus 5:18”. O caso segue em segredo de justiça.

A investigação foi instaurada pelo Gaeco com o objetivo de apurar a atuação de uma associação criminosa atuante no município da Serra e adjacências que, agindo de forma organizada e contínua, dedica-se ao tráfico de entorpecentes e crimes a ele conexos, bem como colher provas das atividades criminosas de seus integrantes. 

A deflagração da operação teve como objetivo o cumprimento de nove mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão nos municípios da Serra e Guarapari. Dentre eles, estão relacionados dois advogados, que tiveram a busca e apreensão acompanhadas por representantes da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, em cumprimento de decisão judicial da 1ª Vara Criminal da Serra.

Além da participação de policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, também estiveram na operação PMs do Batalhão de Missões Especiais (BME) e do 10º Batalhão, que atuaram nas buscas, apreensões de objetos, prisões e conduções dos investigados.