Ministério Público capixaba participa de posse da diretoria da ABMCJ-ES
03/03/2023A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou na noite de quarta-feira (01/03) da posse da diretoria da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Espírito Santo (ABMCJ-ES), triênio 2023/2026. A solenidade foi realizada no auditório do Ministério Público capixaba e contou com a presença de diversas autoridades.
Luciana Andrade saudou as empossadas e elogiou a atuação da ABMCJ-ES, que desenvolve ações de apoio às mulheres nas carreiras jurídicas, em prol da sociedade capixaba, como na luta pela igualdade de gênero. “Nós mulheres, sim, devemos estar onde quisermos e exercer funções que decidem: a nossa realidade, o nosso presente, o nosso futuro. A ABMCJ faz parte dessa construção. Está na Organização das Nações Unidas (ONU), decidindo o futuro e o presente da humanidade. Por isso deve ser muito respeitada. E eu tenho um enorme orgulho por integrar essa associação”, comentou.
A presidenta da ABMCJ-ES, Maria Teresa Colli Rosindo, falou da importância de erradicar todas as formas de discriminação contra as mulheres. “Hoje, perto de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, celebramos nesta solenidade o belíssimo legado da ABMCJ. Uma entidade que possui muitos objetivos. Entre eles, conscientizar as mulheres de seus direitos e deveres como cidadãs e defender o princípio da não discriminação sob qualquer pretexto, promovendo a igualdade de direitos das mulheres e meninas”, salientou.
A vice-presidenta da associação, promotora de Justiça Cláudia R. Santos Albuquerque Garcia, enalteceu o trabalho das mulheres que integram a entidade e destacou o compromisso de fortalecer a liderança feminina e informou que as novas coordenadoras estão trabalhando os planos de ação de suas comissões para incorporar a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável em nome de um país mais próspero e justo, com oportunidades para todas. “Somos mulheres comprometidas com um conjunto de lutas históricas travadas por tantas que abriram caminho para a gente ocupar os espaços de poder”, disse.
A coordenadora da Região Sudeste da ABMCJ, procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, que estava também representando a presidenta nacional da ABMCJ, Manoela Gonçalves, destacou o trabalho realizado na gestão dela, marcada pela pandemia pela Covid-19. “A ABMC/ES despontou no cenário nacional. Trabalhamos muito, fomos o Estado que fizemos mais lives. O Espírito Santo é pequeno em tamanho territorial, mas se mostrou gigante em competência e capacidade intelectual”, avaliou.
Autoridades presentes
Além de Luciana Andrade, compuseram a mesa de honra da reunião solene a presidenta da ABMCJ, Maria Tereza Colli Rosindo; a coordenadora da Região Sudeste da associação, procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado Espírito Santo (TJES), desembargador Dair José Bregunce de Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos; o secretário de Justiça do Estado do Espírito Santo, André de Albuquerque Garcia; e a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão.
A cerimônia também contou com a participação da ouvidora da Ouvidoria das Mulheres, procuradora de Justiça do MPES Sidia Nara Ofranti Ronchi; dos juízes membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Renan Sales e Isabela Rossi Naumann Chaves; da deputada estadual Camila Valadão; da secretária de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes, da vereadora de Vitória Karla Coser; do vereador de Cariacica Flavio Preto; da secretária da Mulher de Cariacica, Danielle Lirio; da juíza de Direito Hermínia Maria Silveira Azoury; da presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes), Maria José Marcondes Pimenta; da secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Município da Serra, Lilian Mota; da presidente da Associação da Academia Feminina de Letras Espírito-Santense, Neusa Glória dos Santos, além de membras e membros, servidoras e servidores do MPES.
Vale destacar que a presidenta da ABMCJ, Maria Tereza Colli Rosindo; a vice-presidenta, Cláudia R. Santos Albuquerque Garcia; a coordenadora da Região Sudeste, Catarina Cecin Gazele; a presidenta da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Fayda Belo; e a conselheira deliberativa titular, Elizabeth Lordes foram empossadas nos respectivos cargos em 10 de fevereiro, pela ABMCJ Nacional.
ABCMJ
A ABMCJ é uma organização não-governamental (ONG) que tem se destacado como protagonista da luta feminista no Brasil, com atuação decisiva em defesa das mulheres e nas questões de gênero no país. A presidenta nacional da ABMCJ, Manoela Gonçalves, é também presidenta da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (Fédération Internationale des Femmes de Carrières Juridiques – FIFCJ ), considerada a maior ONG feminina do mundo.
Confira a composição da ABMCJ-ES (2023-2026):
– Presidenta
Maria Teresa Colli Rosindo
– Vice-presidenta
Cláudia R. Santos Albuquerque Garcia
– Secretária Titular
Vanessa Santa Bárbara Rodrigues
– Secretária Adjunta
Renata Vitória Oliveira Polastri
– Tesoureira Titular
Edilamara Rangel Gomes Alves Francisco
– Tesoureira Adjunta
Gisele Costa Souza de Jesus
– Conselho Fiscal Titular
Arminda Rosa da Silva Rodrigues
Kelly Cristina Andrade do Rosário Ferreira
Flávia Santos Murad
– Conselho Fiscal Suplente
Luciana Gomes Ferreira Andrade
Ana Telma Raul
Maria Aparecida Campos Gomes
– Conselho Deliberativo Titular
Elizabeth Lordes
– Conselho Deliberativo Suplente
Aline Felippe Pacheco
COMISSÕES TEMÁTICAS PERMANENTES ABMCJ/ES
– Proteção aos Direitos Humanos
Verônica Cunha Bezerra
– Defesa dos Direitos das Mulheres
Valesca Raizer B. Moschen
– Eventos
Kelly Cristina Andrade Do Rosário Ferreira
– Comunicação
Livya Santos de Abreu Battisti
– Saúde da Mulher
Inês Thomé Poldi Taddei
– Mulher na Proteção do Meio Ambiente
Elda Coelho de Azevedo Bussinguer
– Crimes e Criminologia Crítica
Karina Rocha Mitleg Bayerl
– Defesa do Trabalho das Mulheres
Jeane Martins
– Promoção da Igualdade Racial
Fayda Belo