Procuradora-geral de Justiça ressalta atuação institucional no combate à violência contra a mulher
07/03/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, participou na abertura da “23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa”. O evento foi realizado no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), na segunda-feira (06/03). Luciana Andrade integrou a mesa de autoridades e, em discurso, salientou a união de esforços das instituições que atuam no combate à violência contra a mulher.
“Atitudes, ações e eventos como esse devem ser festejados e devem fazer parte da nossa rotina, não só no Mês da Mulher, não só no Dia da Mulher, mas todo dia, de modo que se perpetue uma cultura de paz. Que as culturas da violência, da indiferença e da invisibilidade deem espaço à cultura de proteção dos direitos de todas e de todos os brasileiros”, assinalou a procuradora-geral de Justiça.
A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fabio Clem de Oliveira. Também compuseram a mesa solene do evento o secretário de Estado da Justiça, André Garcia, que representou o governador Renato Casagrande; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça e ouvidora da Ouvidoria Nacional da Mulher, Tânia Reckziegel; a ouvidora da Mulher do Poder Judiciário, desembargadora Rachel Durão; a coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do TJES, juíza Hermínia Azoury; o supervisor das Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, desembargador Fernando Zardini Antonio; o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Fernando Bravim Ruy; e a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão.
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Jacqueline Moraes, e a vereadora de Vitória Karla Coser também estiveram presentes, além de juízes, servidores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada.
A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizada em todo o país simultaneamente, visando à concentração de pautas de audiências e ações positivas no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Ouvidoria
Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra: “Grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violências contra mulheres no Brasil”, ministrada pelos pesquisadores Michelle de Souza Gomes Hugill, Adriano Beiras e Daniel Fauth Washington Martins.
Em seguida, foi inaugurado o espaço destinado à Ouvidoria da Mulher do Poder Judiciário, instalada na sede da Corregedoria-Geral da Justiça. A procuradora-geral de Justiça e a coordenadora do Nevid também representaram o MPES na solenidade.