Ministério Público recebe homenagem da ASCAMVES Mulher

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e da promotora de Justiça e assessora do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Cláudia Garcia, participou, na sexta-feira (10/03), do III Fórum das Mandatárias Capixabas, realizado na Assembleia Legislativa. Durante o evento, promovido pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES), por meio do núcleo ASCAMVES Mulher, Luciana Andrade recebeu o troféu “Mulheres que Inspiram”. Ela destacou a luta por igualdade de direitos e o protagonismo feminino. 
“O Ministério Público é uma instituição contra-majoritária, ou seja, ela tem que olhar para as minorias. E é esse Ministério Público que permitiu que eu, hoje, alcançasse o posto de liderança no meu Estado. É essa democracia que nós temos a partir da Constituição de 88. Eu falo isso porque o Brasil tem 523 anos, mas foi apenas em 1879 que nós, mulheres, pudemos começar a estudar nas escolas de ensino superior. Aliás, foi a partir de 1827 que nós pudemos frequentar escolas nas cidades. Mas só podíamos aprender a ler e escrever e as funções básicas da matemática. As mulheres eram colocadas em espaços de subserviência e, hoje, ocupam seus espaços para liderar. Lamentavelmente, são poucos os homens que se colocam na posição de escuta. Essa é uma questão que também precisa ser discutida”, avaliou. 
A promotora de Justiça Cláudia Garcia também foi homenageada no encontro, que teve como objetivo debater os desafios da mulher no exercício do mandato da ASCAMVES.  Vereadoras, prefeitas, deputadas, secretárias municipais e estaduais e diversas autoridades femininas estiveram presentes.