Combate à Violência Doméstica é tema de reunião na Procuradoria-Geral de Justiça

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, reuniu-se na manhã de quinta-feira (16/03) com membras e membros de Promotorias de Justiça de combate à Violência Doméstica e do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). Participaram da reunião as(os) promotoras(es) de Justiça Sueli Lima e Silva, Delano Oliveira Bersan, Ana Carolina Lage Serra, Cristiane Esteves Soares; Rosimar Poyares da Rocha, Joana D’Arc Calmon Tristão Guzansky e Cláudia Garcia.

O encontro teve como tema mecanismos de combate e, principalmente, de prevenção à violência doméstica praticada contra a mulher. Medidas como ampliação e facilitação do acesso da vítima à rede de proteção, além de questões envolvendo a Lei Henry Borel (13.431/17), que trata da escuta especializada e do depoimento especial.  

A procuradora-geral de Justiça ratificou a necessidade de ampliar o diálogo com os atores da rede de enfrentamento à violência contra mulheres, destacando o comprometimento da instituição no aperfeiçoamento desse trabalho. “Enquanto houver uma mulher sendo agredida, uma mulher sendo morta, o nosso trabalho ainda não foi, de fato, suficiente. Precisamos dialogar e integrar a rede para cumprir com os princípios da administração pública. Enquanto rede, devemos combater a impunidade e responsabilizar o agressor, mas, sobretudo, precisamos trabalhar ações de prevenção. É uma questão que exige atenção diária”, ressaltou.