MPES participa de audiência pública que debateu conjuntura e perspectiva dos Direitos Humanos no ES
24/03/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, participou de audiência pública, na quinta-feira (23/03), com o tema: “Direitos Humanos no Espírito Santo: conjuntura e perspectivas”. O evento foi realizado de forma híbrida (presencial e online) no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.
A audiência foi uma iniciativa da deputada estadual Camila Valadão e teve como objetivo a instalação pública dos trabalhos da comissão. As apresentações dos participantes vão ajudar na definição da agenda dos próximos meses para o colegiado. Movimentos sociais relacionados à defesa dos Direitos Humanos, negros, mulheres, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, população de rua, entre outros, foram convidados a participar e apresentar pautas para os trabalhos da comissão.
A procuradora-geral de Justiça falou da importância de se debater o tema com a sociedade. “Defender os Direitos Humanos não é tarefa fácil. Temos um país complexo, desigual, continental e com grandes desafios. Para enfrentar esse importante desafio dos Direitos Humanos, eu digo que o Ministério Público está pronto, à disposição nas nossas mais de 80 unidades em todo o território capixaba. Estamos juntas e juntos por uma sociedade mais justa e mais fraterna”, ressaltou.
Também estiveram presentes ao evento o secretário-geral do MPES, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; a assessora do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça promotora de Justiça Cláudia Garcia; e o chefe de Apoio ao Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Danilo Raposo Lírio.