Ministério Público capixaba participa das comemorações dos 91 anos da OAB-ES

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, ministrou palestra no evento de comemoração dos 91 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES) e Abertura do Ano das Comissões Temáticas da instituição. O evento, realizado no Ilha Buffet Álvares Cabral, em Vitória, na sexta-feira (24/03), contou com palestras de várias personalidades nacionais do Direito.

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, deu início aos trabalhos lembrando que a Ordem tem uma história marcada por lutas e conquistas em prol da advocacia e da sociedade e que a data merece ser comemorada ano a ano. “São 91 anos lutando na defesa do exercício pleno da advocacia, do Estado Democrático de Direito, da cidadania e do acesso à justiça”, ressaltou. Também falou do fato triste ocorrido nessa data: o assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, em 2003. 

A palestra Magna, com o tema “Advocacia no novo Código de Processo Civil (CPC)” foi ministrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. Ele contou um pouco da história de vida dele, dizendo que foi inspirado pelo pai, emigrante romeno por conta da guerra. Na advocacia, no início da carreira, Fux disse que recebeu um convite de uma multinacional para trabalhar na Europa. Ao contar para o pai a oferta, teve a advertência de que não deveria ir. ‘Você estudou em colégio público. Você estudou em universidade pública. Esse país maravilhoso recebeu toda a nossa família. Agora, você vai devolver para o Brasil tudo aquilo que o país fez por nós’, disse o meu pai. Assim, fiquei. Passei no concurso do Ministério Público e poucos anos depois, no da magistratura e, hoje, cuido da nação na cadeira da Suprema Corte brasileira”, relatou.

A procuradora-geral de Justiça do MPES parabenizou a OAB pelo evento e saudou os presentes, fazendo referência à admiração que tem pelo ministro Fux, e ministrou palestra com o tema: “A transformação do Sistema Político na Contemporaneidade. A presença das Mulheres nos Espaços de Poder”. “Somos a maioria da população. Nós precisamos ocupar os espaços que surgem, que nos deem visibilidade. Temos que ter essa percepção, esse olhar. É preciso normatizar determinadas ações afirmativas de inclusão de mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+. Essas ações não ocorrem naturalmente. Não é saudável em uma sociedade tão diversa e rica que tão poucas mulheres ocupem posições de liderança”, ressaltou Luciana Andrade.

Autoridades
Também participaram do evento o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Júnior; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre Luiz Ramos, Evandro Pereira Valadão Lopes e Aloysio Corrêa da Veiga; o vice-presidente e ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Amaury Rodrigues Pinto Junior; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Richard Pae Kim; e o advogado, professor e ex-juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Samer Agi. 

A vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-ES), promotora de Justiça Cláudia Garcia, também foi uma das palestrantes, com o tema: “Assédio Sexual: Vamos falar sobre isso?”. Ela abordou crimes envolvendo Direitos Humanos das mulheres, como o de violência sexual.

Participaram ainda, entre outros, a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão; o secretário-geral, Alberto Nemer Netto; a secretária-geral adjunta, Silvia Hansen; o tesoureiro, Anderson Ferreira Felis; o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA-ES), Victor Massante; e o conselheiro federal, Alessandro Rostagno.

Vejas as fotos.