Ministério Público promove seminário com rede de enfrentamento da violência contra as mulheres
28/03/2023Com o objetivo de fortalecer a articulação com as redes de atendimento às mulheres em situação de violência do Estado, contribuindo com a disseminação de conhecimentos a respeito desse tema e estimulando ações e parcerias estratégicas no enfrentamento da violência contra mulheres, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu, na sexta-feira (24/03), o Seminário Atuação em Rede como Estratégia de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres.
O evento contou com a participação de membras(os), servidoras(es), estagiárias(os) do MPES, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da Polícia Militar e de Guardas Municipais, da Defensoria Pública e de técnicas(os) e gestoras(es) das redes de enfrentamento às violências contra as mulheres, representantes de movimentos sociais, além de integrantes sociedade civil organizada.
Em discurso na abertura do evento, a procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, ressaltou a importância da rede de apoio às mulheres vítimas de violência. Chamou atenção também para a necessidade de se intensificar o diálogo entre as diversas instituições e setores dessa rede, para a atuação e o enfrentamento às diferentes formas de agressão e preconceito contra as mulheres e minorias sociais.
Painel
Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, apresentou mais um projeto do núcleo, o Painel de Acompanhamento das Políticas Públicas para Mulheres, idealizado a partir de atividades do Nevid, especialmente o projeto Subnúcleos em Ação – Redes Municipais de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O painel contém informações dos atendimentos prestados às mulheres nos municípios.
Também em discurso no início do evento, a dirigente do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência do Ministério Público (NAVV), procuradora de Justiça Márcia Jacobsen, apresentou o novo núcleo do MPES, lançado no dia anterior, 23/03. Assinalou que o NAVV contribuirá com todos os municípios capixabas, atuando em parceria na defesa, atendimento e tratamento das vítimas de violência.
A secretária de Políticas para Mulheres do Governo estadual, Jacqueline Moraes, também integrou a mesa de autoridades do evento e elogiou o trabalho desempenhando pelo MPES, em especial no âmbito do Nevid e do NAVV. Destacou ainda a importância das políticas públicas intersetoriais como meio de enfrentamento à violência contra a mulher.
Apresentações
Após a solenidade de abertura, a coordenadora do Subnúcleo do Nevid da Região IV – São Mateus, promotora de Justiça Isabel Mendes Lomeu, explicou a atuação dos Subnúcleos no contexto da integração da rede de atendimento às mulheres. Também coordenou as apresentações das estratégias e ações dos núcleos e dos centros de referências do Estado e municipais que atuam no acolhimento e na prevenção dos casos de violências de gênero.
O evento foi realizado por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPES, em parceria com o Nevid e o NAVV.