Instituições de Permanência de Idosos registram 26 novos casos de Covid-19 entre fevereiro e março
29/03/2023O acompanhamento realizado desde 2020 pelo Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) constatou 26 novos casos de contaminação de Covid-19 entre residentes e funcionários em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) localizadas no Estado, desde a verificação anterior, realizada em fevereiro. Conforme o boletim mais recente, finalizado em 13 de março, foram verificados um total de 2.980 diagnósticos nesses serviços desde abril de 2020, quando o MPES passou a fazer o monitoramento.
Não foi registrado nenhum óbito desde o relatório anterior, finalizado em 13 de fevereiro. Já o quadro geral de idosos residentes contaminados passou para 1.714 casos, com 20 novos diagnósticos verificados em instituições de Vitória (2 casos), Vila Velha (1), Colatina (14), Mantenópolis (2) e Castelo (1).
O total de registros da doença entre trabalhadores das ILPIs passou para 1.266 casos, com 6 novos diagnósticos relatados em instituições localizadas nos municípios de Vila Velha (3), Serra (1), Colatina (1) e São José do Calçado (1).
Verificação
Para realizar o acompanhamento sistemático dos casos de Covid-19 entre as pessoas idosas e funcionários das ILPIs, desde 16 de abril de 2020, o Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa da Cidadania (CACC) adota como solução tecnológica o questionário online de pesquisa, com dispensa do entrevistador diante das restrições e medidas de prevenções exigidas, especialmente, aos serviços assistenciais para pessoas com 60 anos ou mais.
Os dados são reportados pelos serviços de acolhimentos e, posteriormente, compilados e divulgados pelo CACC. No modelo vigente, as instituições reportam ao CACC os casos registrados nos 30 dias anteriores ao preenchimento do formulário.
O Ministério Público disponibilizou o painel BI que consolida os dados da Covid-19 nas pessoas idosas do Espírito Santo, nas ILPIs, bem como da vacinação nessa faixa etária nos municípios capixabas. O painel pode ser acessado no endereço https://www.mpes.mp.br/ilpicovid.html.