MPES participa de seminário que debate entraves à presença feminina nos espaços de poder

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou da abertura do seminário “Engênero IV: Violência Política ou Política de Violência? Entraves à Participação Feminina nos Espaços de Poder”. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência da Universidade Federal do Espírito Santo (LEG/Ufes), com o apoio do MPES, e vai até quinta-feira (30/03), no auditório do IC II, na Ufes, em Vitória.

Veja as fotos do evento.

Veja a programação. 

Na mesa de abertura, onde estiveram presentes a professora pós-doutora e coordenadora do evento, Maria Beatriz Nader; a professora pós-doutora Grace Alves da Paixão; e o pró-reitor de extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto; Luciana Andrade falou das dificuldades encontradas pelas mulheres e por pessoas marginalizadas e excluídas de ascenderem e de se manterem nos mais diversos espaços de poder. Citando a escritora africana Chimamanda Ngozi Adichie, compactuou que é preciso encorajar as mulheres a se atreverem a mudar o mundo.

Acompanharam presencialmente a fala da procuradora-geral de Justiça, a procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele; a coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), Márcia Jacobsen; e a assessora do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça e promotora de Justiça Cláudia R. Santos Garcia. Também acompanharam a abertura, de forma virtual, entre outros, o coordenador da Comissão de Direito à Diversidade Sexual e à Identidade de Gênero (CDDS), promotor de Justiça Franklin Gustavo Botelho Pereira; e a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares. Várias lideranças, como a secretária de Estado da Mulher, Jacqueline Moraes, professores, alunos, além de servidores do MPES, também estiveram no evento, ou acompanharam de forma virtual.

No encerramento do evento, no dia 30/03, Luciana Andrade vai ministrar a palestra com o tema: “O Cotidiano de Violência e Misoginia Contra Mulheres no Exercício de Cargos ou Funções de Poder: De Machona à Louca”. A programação conta, ainda, com palestrantes de diversas universidades do Brasil e da América do Sul e do Norte, além de mesas de debates, minicursos e roda de conversa.