Ministério Público promove debate virtual com profissionais que atuam nas ILPIs
24/04/2023Com o objetivo de identificar os desafios e as perspectivas de trabalho nas Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) e analisar as normativas vigentes sobre a composição das equipes de cuidados nesses serviços, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou, no dia 20 de abril, uma roda de conversa com profissionais e representantes de Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) do Estado.
O evento online contou com a participação de mais de 90 pessoas, entre profissionais das ILPIs, membras(os), servidoras(es) e colaboradoras(es) do MPES. O debate foi mediado pela promotora de Justiça e dirigente do CACC, Elaine Costa de Lima, que enfatizou a importância do diálogo e do trabalho conjunto do Ministério Público com as ILPIs.
A programação contou com palestra da psicóloga do CACC Camila Lenhaus Detoni, que ressaltou que o evento tem o papel para estreitar os laços entre a instituição e as ILPIs. Durante a explanação, também explicou as normas da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 502/2021, que dispõe sobre o funcionamento das ILPIs, e destacou a necessidade de investimentos em cursos, capacitação, protagonismo e autonomia dos profissionais que desenvolvem trabalho nas Casas de Longa Permanência.