MPES colabora para a construção do Plano Estadual de Segurança Escolar do governo do Estado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou na quinta-feira (27/04) do lançamento do Plano Estadual de Segurança Escolar, no Palácio Anchieta, em Vitória. O objetivo do plano, o primeiro em nível nacional nesses moldes, é direcionar os esforços de segurança para o desenvolvimento de ações de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas da rede pública estadual, para resguardar a vida de alunos, professores e funcionários. A criação do plano decorre de diversos ataques e ameaças a escolas ocorridos no estado e no país.

Veja as fotos. 

Veja o Plano de Segurança Escolar. 

A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, reforçou a união das instituições e da sociedade para prevenir e reprimir episódios de violência nas escolas, como os ocorridos em Aracruz (ES) e Blumenau (SC). Parabenizou o governador Renato Casagrande e a equipe de governo pela entrega do Plano Estadual de Segurança Escolar.

Salientou, ainda, a comunhão de esforços dos mais diversos segmentos sociais em prol da proteção das crianças e adolescentes nas escolas públicas e particulares, e afirmou que o plano de segurança escolar é multidisciplinar e conta com apoio do MPES, que sempre contribuirá com o estado e com a sociedade em favor do bem comum. Disse também que o Ministério Público vem investindo em tecnologia para monitorar os ambientes virtuais e está capacitando membras(os) e servidoras(es) para lidarem com as novas dinâmicas sociais, de forma a intensificar a proteção à coletividade.

A dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope), procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, também representou o MPES na solenidade.

Participações

Além do MPES, participaram da construção do Plano Estadual de Segurança Escolar o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES);  a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES); as secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH), de Educação (Sedu), de Saúde (Sesa), de Segurança Pública e Defesa Social, de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); os institutos Jones dos Santos Neves (IJSN) e Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases); a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); as polícias Militar, Civil e Federal; o Corpo de Bombeiros; a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); e o Observatório Estadual da Segurança.