MPES inicia revisão do planejamento com o Conselho Deliberativo do Fórum de Execução Estratégica

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, promoveu nos dias 18 e 25 de abril reuniões de governança com o Conselho Deliberativo do Fórum de Execução Estratégica (FEE), com a participação de membras e membros integrantes da Administração Superior, Centros de Apoio, Grupos de Trabalho e Núcleos para o início da revisão do “Planejamento Estratégico 2024-2031”. O projeto que prevê a revisão foi aprovado em reunião conjunta dos Comitês de Gestão Estratégica Finalística e Administrativa no dia 27 de fevereiro.

Luciana Andrade reforçou a importância de reunir as unidades envolvidas no planejamento estratégico, iniciando pela área-fim, em uma postura dialógica, construindo juntos o conhecimento e indicando as necessidades de cada um, focando em uma atuação mais eficiente em defesa da sociedade capixaba. Reforçou também a necessidade de potencializar o engajamento de todas(os) promotoras e promotores de Justiça e procuradoras e procuradores de Justiça no cumprimento das estratégias ministeriais.

A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do MPES, Elda Márcia Moraes Spedo, e o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Alexandre José Guimarães, que coordena o FEE, falaram da importância do planejamento estratégico para o MPES e da necessidade de engajamento para o cumprimento de metas e objetivos.

O corregedor-geral do MPES, procurador de Justiça Gustavo Modenesi Martins, também enfatizou a necessidade de mobilizar todas(os) as(os) membras(os) para a sistematização das ações necessárias ao cumprimento da estratégia institucional, de norte a sul do Estado. A subcorregedora do MPES, procuradora de Justiça Maria de Fátima Cabral de Sá, igualmente reforçou a necessidade desse engajamento de membras(os) e servidoras(es).

O secretário-geral do Gabinete da procuradora-geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, apresentou aos participantes o projeto de revisão e falou da necessidade de revisitar o planejamento estratégico periodicamente, para que a instituição esteja sempre atenta às mudanças de cenários, visando ao aprimoramento contínuo na prestação dos serviços à sociedade, além de reafirmar os valores e as prioridades da instituição. Reforçou também que o Planejamento Estratégico do MPES está alinhado ao Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU). Enfatizou, ainda, o papel de liderança dos dirigentes, coordenadores de Núcleos e Grupos Especiais de Trabalho na missão de diálogo com toda a classe. 

Nos meses de maio e junho serão realizados encontros abertos a todas(os) as(os) membras(os) da instituição, para que que a construção tenha a máxima pluralidade e participação. Ainda neste período, a sociedade será escutada, por meio de pesquisa online, para balizar as propostas a serem desenvolvidas. Espera-se que a conexão das pessoas impulsione, ainda mais, a atuação do MPES para a transformação positiva da sociedade capixaba.  

O projeto está sendo gerenciado pelo secretário-geral do Gabinete da PGJ, com o suporte técnico da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), por meio da Unidade de Planejamento e Projetos (UPP).

Fotos do evento 

Primeira reunião

Segunda reunião