Ministério Público promove reunião em Linhares para sugerir implantação de APAC na cidade
01/05/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), procurador de Justiça Cézar Ramaldes da Cunha Santos, promoveu reunião, no dia 20 de abril, com o Conselho Municipal de Segurança de Linhares (Consel) para apresentar e sugerir a implantação de uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) na cidade.
As APACs são entidades civis de direito privado sem fins lucrativos, que dedicam-se à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O método de atuação baseia-se na participação ativa da comunidade e tem o foco em uma rotina que envolve trabalho, estudo e inúmeras outras atividades que visam ocupar o dia a dia do reeducando.
O método APAC apresenta um índice de mais de 70% de ressocialização e já conta com inúmeras unidades espalhadas pelo país. No Espírito Santo há uma unidade em funcionamento em Cachoeiras de Itapemirim e uma diretoria constituída em Vila Velha, que busca local para instalação.