MPES e FDV dialogam sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, reuniu-se na quarta-feira (03/05) com o diretor acadêmico e coordenador da Graduação da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Ricardo Goretti, e com a coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), de Pesquisa e Extensão e do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da instituição, Elda Bussinguer, para dialogar sobre o projeto que estabelece ações de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A FDV aderiu ao projeto capitaneado pelo MPES, que pretende fomentar melhorias sustentáveis para a sociedade capixaba. A pauta incluiu a criação de um grupo de trabalho para estabelecer as diretrizes do projeto.

Também participaram da reunião, realizada de forma virtual, o secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; e a assessora do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça e promotora de Justiça Cláudia Garcia. 

Os ODS fazem parte da chamada Agenda 2030, um plano de ação global com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas. Os ODS foram criados com o objetivo de erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições do planeta e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. 

Luciana Andrade explicou que diversas instituições começaram a medir o índice de desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, mas os municípios do Espírito Santo ainda não aparecem com indicadores tão positivos. Dessa forma, o MPES tem atuado visando à união de esforços entre os poderes constituídos e as instituições privadas para garantir a implementação dos ODS, além de levar orientação e conhecimento sobre essa agenda aos gestores públicos. 

O diretor acadêmico e coordenador da Graduação da FDV, Ricardo Goretti, ressaltou a importância do projeto e disse que a instituição de ensino está motivada para contribuir com a parceria. A professora e doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) Elda Bussinguer reforçou que o projeto está dentro da missão social da FDV.

Foto