Promotoras de Justiça do MPES apresentam painel sobre ‘Ataques às escolas’ no Proinfância

As promotoras de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) Jéssika Lima da Luz, Renata Lordello Colnago e Valéria Barros Duarte de Morais, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), participaram na quinta-feira (04/05) do painel “Troca de Experiências”, durante o X Congresso Nacional Proinfância que é realizado até amanhã (sábado – 06/05) na Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O tema apresentado pelas promotoras de Justiça do Ministério Público capixaba foi “O Ataque às Escolas”.

O tema escolhido tem atraído a atenção do Ministério Público brasileiro. Elas levaram a experiência adquirida nos casos verificados no Espírito Santo e lançaram a discussão em relação à forma de enfrentamento das ameaças e dos ataques nas escolas. Também abordaram a instituição do Plano Estadual de Segurança Escolar, criado recentemente pelo Governo do Estado com a colaboração do MPES. O objetivo do plano, o primeiro em nível nacional nesses moldes, é direcionar os esforços de segurança para o desenvolvimento de ações de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas da rede pública estadual, para resguardar a vida de alunos, professores e funcionários. A instituição do plano se deu em virtude dos ataques e ameaças às escolas verificados no Estado e no país.

O X Congresso Proinfância traz para a tarde desta sexta-feira o tema: “Lei da escuta especializada e Lei Henry Borel: dificuldades de implementação e novas atribuições”, que terá como expositores Rodrigo Cézar Medina da Cunha (MPRJ), Tarcila Santos Teixeira (MPPR) e Renata Rivitti (MPSP). Amanhã termina o Congresso com uma plenária para eleição da nova coordenação.