MPES firma pacto com o Governo do Estado para implementar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) assinou com o Governo do Estado o Pacto pela Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A assinatura foi na quarta-feira (03/05). Os ODS compõem um plano de ação global com dez princípios, 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições do planeta e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, explicou que já teve início o trabalho de mensuração do índice de desenvolvimento sustentável de cidades brasileiras, mas que os municípios do Espírito Santo ainda não aparecem com indicadores tão positivos. Dessa forma, o MPES tem atuado visando à união de esforços entre os poderes constituídos e as instituições privadas para garantir a implementação dos ODS, além de levar orientação e conhecimento dessa agenda aos gestores públicos.

Pacto Global

O Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, reunindo mais de 20 mil integrantes. É um apelo às instituições para alinhar estratégias e operações com princípios universais que tratam de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. 

Veja aqui os dez princípios do Pacto Global

Veja também:

– MPES convida e TCE-ES adere a pacto para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

– MPES convida Ales para aderir a pacto de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável