Membros do MPES recebem Comenda Hélio Gualberto da Ales por serviços prestados à Justiça estadual

A Memória do Judiciário foi tema de sessão solene na sexta-feira (12/05) na Assembleia Legislativa (Ales). Vinte e sete pessoas ligadas ao mundo jurídico receberam a Comenda do Mérito Legislativo Desembargador Hélio Gualberto Vasconcellos, que é concedida àqueles que prestam relevantes serviços para a Justiça estadual, entre elas, o corregedor-geral, Gustavo Modenesi Martins da Cunha, e a procuradora de Justiça Maria de Fátima Cabral de Sá, ambos do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

Proponente da solenidade, o deputado Mazinho dos Anjos disse que quando assumiu o mandato percebeu que não existia uma comenda para homenagear o Judiciário capixaba, por isso decidiu criar a honraria. O parlamentar, advogado de formação, comentou que os pais foram servidores do Judiciário.

Representando a família do desembargador Hélio Gualberto Vasconcellos, Raphael Vasconcellos narrou a trajetória profissional do avô. Citou as cidades na qual o homenageado exerceu a magistratura e enfatizou que era um homem “sereno e estudioso”, que tinha poucos hábitos de lazer, como leitura e xadrez, e totalmente dedicado ao trabalho jurídico. 

Além de Mazinho dos Anjos, compuseram a mesa de honra, o presidente da Ales, deputado estadual Marcelo Santos; o subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira; o juiz aposentado Luciano Moreira Vasconcellos; o vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Dair Bregunce de Oliveira; a desembargadora Janete Vargas Simões; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Namyr Carlos Filho; o juiz federal Rogério Moreira Alves; representando os magistrados aposentados, a desembargadora aposentada Janete Pantaleão; representando a Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Eliezer Junior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho; o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos; o presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Espírito Santo (Sindioficiais-ES), Paulo Sérgio Torres; e a procuradora do Estado Santuzza Pereira.

Comenda

Criada por meio da Resolução 8.728/2023, a Comenda do Mérito Legislativo Desembargador Hélio Gualberto Vasconcellos é concedida a homens e mulheres que se destacam na vida pública no âmbito do Poder Judiciário, por relevantes serviços prestados no desenvolvimento da atividade jurisdicional, sempre prezando pelo bom exercício do direito e da justiça.

Veja as fotos