MPES deflagra a Operação Cordel de Flandres

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Linhares, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e colaboração do Gaeco do Ministério Público do Estado de Pernambuco, deflagrou hoje (12/05) a Operação “Cordel de Flandres”.

A investigação tem a finalidade de apurar a ocorrência de crimes praticados contra crianças em ambiente virtual que resultaram em aliciamento, assédio, instigação e constrangimento para induzi-las a disponibilizar conteúdo erótico através de fotografias ou vídeos.

A operação consistiu, inicialmente, no cumprimento de um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão. Esses mandados já foram cumpridos hoje, na cidade Garanhuns, em Pernambuco, expedidos pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Linhares.

A apuração comprovou que o investigado mantinha contato com as vítimas (crianças) em redes sociais, inicialmente, visando estabelecer uma relação de confiança. Em seguida, incitava e/ou coagia as vítimas para que fornecessem conteúdo pornográfico sob ameaça de revelar o material para terceiros.

As investigações tramitam sob sigilo e continuam com a análise do material apreendido.

A operação acontece no mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.