MPES prestigia abertura de curso da PM que visa resguardar vidas no ambiente escolar
15/05/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do coordenador da Assessoria de Segurança Institucional e Inteligência (ASI), promotor de Justiça Sérgio Werner, prestigiou na segunda-feira (15/05) a solenidade de abertura do 1º Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo (CEPAAT), promovido pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), na escola estadual Major Alfredo Pedro Rabayolli, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. O curso, realizado de forma pioneira no Brasil, visa sensibilizar e capacitar os agentes de segurança a auxiliar e a instruir toda a comunidade escolar para resguardar o maior número de vidas nas escolas.
O curso faz parte do Plano Estadual de Segurança Escolar, lançado recentemente pelo Governo capixaba e que contou com a colaboração do MPES na construção dessa importante medida, que envolve ações de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas da rede pública estadual, para resguardar a vida de alunos, professores e funcionários. Levando, assim, segurança à comunidade escolar.
Para o promotor de Justiça Sérgio Werner, é fundamental a promoção da cultura da paz, com diálogo e a união de esforços entre instituições e a sociedade, para prevenir e reprimir episódios de violência nas escolas, como os ocorridos em Aracruz (ES) e Blumenau (SC).
A proposta do curso, que vai até o dia 30 de junho deste ano, é capacitar os militares para conhecer mais profundamente o ambiente escolar e suas complexidades; entender como enfrentar o bullying escolar, uma das violências que precedem os ataques por atiradores ativos; promover ações preventivas assertivas nas escolas pertencentes ao território das unidades de origem dos militares, buscando a redução da violência escolar; e aplicar procedimentos nos casos de enfrentamento ao atirador ativo nas escolas.
A solenidade contou com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), coronel Alexandre Ofranti Ramalho; do subsecretário de Estado de Integração Institucional, coronel Marcio Celante Weolffel; do chefe do Estado-Maior Geral da PMES, coronel Celso Luiz Ferrari; do comandante de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Emerson Caus; entre outras autoridades.