MPES prestigia lançamento do Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas do Estado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou do evento “Planejamento Estratégico 2024-2037: Os avanços da última década rumo aos 80 anos” do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), realizado na segunda-feira (15/05). Durante a reunião foram discutidas ações a serem implementadas e ferramentas para atender cada vez melhor a população, a partir da elaboração do novo Planejamento Estratégico da Corte de Contas.

A abertura dos trabalhos contou com a palestra “O papel dos Tribunais de Contas do futuro”, do ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), que trouxe reflexões e dados das formas de incrementar a transparência na administração pública, incentivar a transformação digital e reforçar o controle da responsabilidade fiscal. Em seguida, o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, ministrou palestra com o tema: “Planejando o futuro: pessoas, processos, produtos e tecnologia ao longo dos anos no TCE-ES”. Ele explicou que o planejamento estratégico vai direcionar o comportamento e o desempenho institucionais.

A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, parabenizou o TCE-ES pela iniciativa, ressaltou que o MPES e a Corte de Contas são instituições coirmãs, principalmente no que diz respeito ao trabalho de fiscalização. Lembrou, ainda, que as ações de planejamento são necessárias para proporcionar à sociedade atendimentos com agilidade, dentro das premissas de instituições 5.0, além de colaborarem para a eficiência administrativa e para a efetividade no controle, como forma de promover a excelência na prestação de serviços ao cidadão.

Participaram do evento, além da procuradora-geral de Justiça, do ministro do TCU e do presidente do TCE-ES, o governador em exercício, Ricardo Ferraço; o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos; o secretário-geral do MPES, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; o dirigente do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira; conselheiros do TCE-ES, deputados estaduais, secretários de Estado e autoridades.

Veja as fotos do evento