Evento debate a utilização de vídeos como prova técnica em ações criminais
24/05/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoveu, na manhã de sexta-feira (19/05), o quarto encontro do “Bate-papo com Café – “Criminalística: suas potencialidades e necessária integração com a atividade do MPES”. O evento, que tratou da utilização de vídeos como material probatório em ações criminais, teve como objetivo possibilitar maior integração e conhecimento das expertises periciais existentes, para otimizar ainda mais a atividade de persecução penal por parte do MPES.
A reunião foi realizada de forma híbrida – presencial, na Sala de Capacitação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPES, em Vitória, e online, pela plataforma Teams -, reunindo promotoras(es) de Justiça e servidoras(es) da instituição. O dirigente do CACR, promotor de Justiça Nilton de Barros, abriu o evento destacando a importância do intercâmbio de experiências entre as instituições. Ressaltou que o “Bate-papo” contribui para o entendimento da prova técnica como fator primordial no embasamento das ações penais. Também presente, o subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, elogiou a iniciativa, cumprimentando todos os participantes.
O palestrante do evento foi Renan Costa Loyola, graduado em Física pela Ufes, especialista em Gestão Pública pelo Ifes, mestre em Ensino de Física pela Ufes. Atualmente, é perito oficial criminal da Polícia Civil (PCES), com 11 anos de atividade pericial, atuando na Seção de Perícias em Registros Audiovisuais do Departamento de Criminalística. Também é professor da Academia de Polícia do Espírito Santo (Acadepol-ES) na disciplina de Laboratório de Fonética Forense para as turmas de novos peritos e delegados.
Os participantes tiveram orientações em relação à qualidade do vídeo, resolução, perícias audiovisual e de eletrônicos, como é examinado e extraído o conteúdo de dispositivos informáticos ou eletrônicos, funcionamento de câmeras, armazenamento e recuperação de material gravado, entre outras dicas e informações.
Com o evento de sexta-feira, o CACR conclui a série de quatro “Bate-papos com Café” abrangendo o tema. Os outros encontros foram realizados nos dias 18 e 25 de novembro de 2022 e em 05 de maio. Na visão do dirigente do Centro de Apoio, a meta foi alcançada, com o fornecimento de informações fundamentais para a atuação de membras e membros, servidoras e servidores da instituição.