MPES faz visita ao Procon-MG para conhecer ações do Programa de Atendimento ao Superendividado
02/06/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), promotora de Justiça Vanessa Morelo Amaral, e da promotora de Justiça Regional do Consumidor, Sandra Lengruber da Silva, fez uma visita técnica ao Procon- MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O objetivo foi conhecer a atuação, a estrutura, os programas e os projetos do órgão de defesa do consumidor mineiro e, especialmente, a questão afeta às pessoas superendividadas.
A visita foi conduzida pelo coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Glauber Tatagiba, que apresentou a atuação e a estrutura do órgão, esclareceu dúvidas e compartilhou experiências. Durante a reunião, Glauber Tatagiba apresentou o Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS), explicando a proposta e o funcionamento desse programa.
Na ocasião, a dirigente do CADC, promotora de Justiça Vanessa Morelo Amaral, elogiou a atuação do Procon-MG e agradeceu as informações compartilhadas e a receptividade à equipe do MPES. Acrescentou que a questão do superendividamento vem ganhando expressiva relevância no cenário nacional e, por isso, é preciso encontrar meios de dar efetividade à Lei 14.181/2021, que atualiza do Código de Defesa do Consumidor para incluir regras para prevenção e tratamento do superendividamento dos consumidores.
Já a promotora de Justiça Sandra Lengruber reconheceu o trabalho do MPMG como uma referência, não só no tratamento do consumidor, mas, especialmente, do consumidor superendividado. Também, ressaltou que o encontro foi muito positivo e que o MPES estuda replicar o que foi compartilhado.
Além das promotoras de Justiça, o assessor de planejamento e gestão do MPES Fabrício Ferraz participou da visita técnica.