MPES discute solução reparatória e compensatória para danos causados por desastre do Rio Doce

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), nesta terça-feira (04/07), em Brasília, para iniciar uma nova rodada da Mesa de Repactuação no Caso da Tragédia de Mariana (MG). A coordenadora e o integrante do Grupo de Trabalho de Recuperação do Rio Doce (GTRD/MPES), promotora de Justiça Elaine Costa de Lima e promotor de Justiça Bruno Araújo Guimarães, respectivamente, participaram do primeiro de dia de reunião.

Veja as fotos da reunião.

Coordenada pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Ricardo Rabelo, a Mesa tem o objetivo de buscar uma solução reparatória e compensatória para os danos socioambientais causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

A Mesa de Repactuação reúne representantes das principais instituições públicas envolvidas para discutir, a partir de calendário e temas previamente estabelecidos, as medidas de reparação que devem ser implantadas em áreas como saneamento, pesca, transferência de renda, geração de emprego e meio ambiente. A rodada atual de discussões, que está sendo realizada na AGU, segue até quinta-feira (06/07). Posteriormente, as empresas responsáveis pelo rompimento (Vale, BHP e Samarco) serão convocadas a participar da Mesa.

O encontrou contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

– Com informações Assessoria de comunicação da AGU.

– Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU