Atuação ministerial é destaque no III Congresso de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM-ES
10/07/2023A atuação ministerial foi um dos destaques do III Congresso de Direito das Famílias e Sucessões do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-ES). O evento foi sediado no auditório do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), nos dias 6 e 7 de julho, e contou com a participação de membras e membros da instituição, advogados, integrantes da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-ES) e operadores do direito.
Ao abrir o congresso, na noite de quinta-feira (06/07), a procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, manifestou a alegria por receber o evento na sede ministerial e salientou a participação do Ministério Público nessa área. Ressaltou também a criação do Núcleo de Atuação no Direito das Famílias (Nufam) como um exemplo de que o tema tem prioridade integral na instituição.
A solenidade de abertura contou com as presenças do secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça e vice-presidente do IBDFAM-ES, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; da presidente do instituto, Flávia Brandão Maia Perez; da coordenadora do Nufam do MPES, promotora de Justiça Maria Zumira Teixeira Bowen; da presidente da ABMCJ-ES, Maria Teresa Colli Rosindo; do senador Fabiano Contarato; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES); José Carlos Rizk Filho; entre outras autoridades.
A palestra magna de abertura do congresso foi apresentada pelo advogado da área do Direito de Família e Sucessões, professor e autor Rolf Madaleno, que discorreu sobre o tema “Um olhar crítico sobre a socioafetividade”.
Participações
O evento prosseguiu na sexta-feira (07/07), com painéis e debates que contaram com a participação de membras e membros do MPES. Pela manhã, o promotor de Justiça Cível de Vitória Sandro Rezende Lessa esteve ao lado da psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória e vice-diretora de Relações Interdisciplinares do IBDFAM-ES, Claudia Pretti, e da psicóloga Glicia Brazil, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no painel “Interdisciplinaridade: Psicólogo, Perito e Assistente Técnico: há lugar para atuação colaborativa?”.
À tarde, o promotor de Justiça Cível de Aracruz Fernando Cesar Pereira Petrungaro participou do painel “Famílias paralelas”, ao lado do advogado e presidente nacional do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira, e da presidente do IBDFAM-ES, Flávia Brandão.
Realizado também à tarde, o painel “Atuação multidisciplinar no direito das famílias e a proteção dos vulneráveis”, teve como palestrante a promotora de Justiça Cível de Serra Carolina Cassaro Gurgel, com participação da procuradora de Justiça do MPES Andréa Maria da Silva Rocha e da coordenadora do Nufam do MPES, promotora de Justiça Maria Zumira Teixeira Bowen.
Veja as fotos do evento:
Dia 06/07
Dia 07/07
Fotos: ASCM/MPES e Fernando Ribeiro