MPES debate melhorias do serviço de água e esgoto no Estado em reunião na Assembleia Legislativa

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço de água e esgoto prestado pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa), participou na quinta-feira (06/07) de reunião da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente na Assembleia Legislativa (Ales). A reunião contou com a participação de representantes da Cesan, vereadores, secretários municipais, ambientalistas, entre outras autoridades.

Na reunião, o dirigente do Caoa, promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, abordou a questão do saneamento básico no Brasil e disse que não existe um modelo ideal de saneamento. Por isso, segundo ele, é fundamental construir um padrão de acordo com as características do Espírito Santo. Ressaltou que, diante do novo marco do saneamento, a tendência é que ocorra a regionalização desse serviço. 

Ao final do evento, a comissão decidiu solicitar, entre outros requerimentos, que o Poder Judiciário designe um responsável para realizar uma análise de modo independente da qualidade da água; que a Prefeitura de Vitória envie os dados por território das doenças relacionadas à água; e que seja agendada uma apresentação do relatório final da contraprova da Serra.

Veja as fotos da reunião.