Vacinação, educação e saúde infantojuvenil são pautas de debates nas Promotorias do Sul do ES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caij), debateu vacinação, acesso escolar e outras pautas referentes à educação e à saúde infantojuvenil em uma série de encontros com promotores de Justiça e representantes das pastas nas Microrregiões Caparaó, Centro Sul e Litoral Sul. 

Os encontros, conduzidos pela promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, dirigente do Caops, pela procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, do Caope, e pela promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais, do Caij, aconteceram nos auditórios das Promotorias de Justiça de Guaçuí, no dia 28 de junho; de Mimoso do Sul, em 06 de julho; e de Itapemirim, no último dia 11. 

A união dos esforços do MPES para ampliar a cobertura vacinal, como a apresentação da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes no ato da matrícula, por meio da Portaria Conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, foi a pauta que iniciou as conversas. A atuação de diretores das escolas estaduais e dos Conselhos Tutelares também foi assunto na reunião.

Saúde mental e bucal, demanda de exames e cirurgias especializadas, serviços da rede materno-infantil e de urgência e emergência, atenção básica e assistência Farmaceutica foram debatidos na área da saúde, Já pela educação, o acesso à escola foi o principal assunto, incluindo evasão de alunos, articulação das redes e Busca Ativa Escolar.

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), bem como secretários municipais e superintendentes regionais de Saúde e de Educação e representantes dos Conselhos Tutelares e outros órgãos relacionados também estiveram presentes. Ao todo, são 26 municípios contemplados nas três microrregiões.