Com apoio do MPES, governo do ES inaugura nova penitenciária no Xuri
25/07/2023O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) participou, nesta terça-feira (25), da inauguração da Penitenciária Estadual de Vila Velha VI (PEVV VI), a nova unidade prisional do Complexo do Xuri. Estiveram presentes a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Luciana Andrade, o secretário-geral do Gabinete da Procuradora-geral de Justiça, promotor de Justiça Franscisco Berdeal, o coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira, e o coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), procurador de Justiça Cezar Augusto Ramaldes da Cunha Santos.
Durante sua fala, a PGJ ressaltou que a estruturação do sistema penitenciário tem sido um tema prioritário da sua gestão e que o momento é de celebração. “Estamos oferecendo condições dignas para o cumprimento da execução da pena, assim como para os servidores que trabalham no local. Vejo aqui várias ações imprescindíveis e de importante valorização das pessoas, acima de tudo. E como é bom saber que o Estado do Espírito Santo não se limitou à estrutura física, mas está cuidando também da saúde, da educação e do bem-estar de todos”, concluiu.
A solenidade de abertura contou com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que destacou o esforço coletivo para essa realização. “De 2019 para cá, estabilizamos a população carcerária no Estado. Resultado de um importante trabalho em conjunto, que contou com o apoio de várias instituições. O poder Judiciário, Ministério Público e a Defensoria Pública foram fundamentais”, falou.
Para fechar o evento, os participantes conheceram as novas instalações, que somam mais 800 vagas para atender aos regimes fechado e semiaberto. Segundo o secretário de Estado da Justiça, André Garcia, é “um investimento moderno, com participação do Governo Federal, com a cara do sistema prisional capixaba: que precisa ter segurança, mas também serviço de saúde, educação e trabalho”.