Operação Mata Atlântica em Pé: MPES e órgãos ambientais se reúnem para alinhamento do plano de ação

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), realizou, nesta terça-feira (25/07), a reunião inicial para tratar da 6ª Operação Mata Atlântica em Pé. Iniciativa voltada ao combate do desmatamento e à recuperação de áreas degradadas.

A reunião, coordenada pelo promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, contou com a participação de representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH).

A finalidade do encontro foi alinhar o plano de ação do Estado para conter as mudanças climáticas e diminuir as emissões de gases, que estão diretamente ligadas ao desmatamento, além de articular a próxima operação, que acontecerá ainda neste ano.

Seguindo o mote, o dirigente do Caoa destacou que a emergência climática é uma das principais consequências do desmatamento e que o trabalho realizado visa conter essas mudanças. “Quando se fala em desmatamento, falamos em especial de mudanças climáticas, e nós estamos agindo dentro desse escopo, em busca de limitar essas transformações”, afirmou.