Acolhimento de vítimas de violência é tema de capacitação no MPES

Membras(os), servidoras(es) e estagiárias(os) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) que atuam na seara criminal na sexta-feira (21/07), da “Capacitação sobre Vítimas de Criminalidade”, realizada no Auditório da Procuradoria-geral de Justiça, com transmissão ao vivo pela plataforma Teams. A capacitação teve como objetivo trazer orientações sobre a correta execução do Termo de Cooperação firmado a instituição e municípios para proteção de vítimas.

A procuradora de Justiça Marcia Jacobsen, coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (Navv) do MPES, ao abrir o evento, salientou que é dever da instituição fazer justiça pela vítima, porque são muitos os direitos inerentes pela lei, mas na prática não estão sendo aplicados.

A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, saudou a todas(os) e ressaltou que o Ministério Público deve ser o facilitador de diálogo, articulador e defensor da sociedade, e acima de tudo, defensor da vítima, garantindo que seus direitos sejam devidamente implementados.

O secretário-geral do Gabinete da procuradora-geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, também participou do evento e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Navv. O evento também contou com a presença da equipe do Núcleo: as servidoras Alice Emilia da Silveira, Ariadner Pereira, Cristina Mota Damasceno e Simone Cassari e da servidora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) Vanessa Santa Bárbara.

A primeira palestra, ministrada pela Psicóloga Daniela Reis e Silva, abordou o tema “A importância do atendimento e escuta qualificada das vítimas de violência, catástrofes e desastres naturais”.

Na sequência, o promotor de Justiça do Estado do Paraná (MPPR) Guilherme Carneiro de Rezende, também palestrou e abordou o tema “A atuação do MP em defesa das vítimas”.
 

Veja a galeria de fotos do evento