Com participação do MPES, Espírito Santo assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Em um importante passo no caminho da conscientização e prevenção, o Espírito Santo aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal nesta sexta-feira (18/08). O compromisso foi firmado entre órgãos e instituições estaduais durante solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), um grande mobilizador do assunto, especialmente na pandemia da Covid-19, foi representado pela procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e pelas promotoras de Justiça e dirigentes do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), Inês Thomé Poldi Taddei, e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), Valéria Barros Duarte de Morais, e pela dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope), procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel.

O projeto é uma iniciativa da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e tem como foco promover uma atuação coordenada e nacional pela vacinação, em colaboração com órgãos e entidades ligados a saúde pública, buscando a retomada de índices seguros e homogêneos da cobertura vacinal em todo o Brasil. 

“É inacreditável ainda em 2023 termos que estimular as pessoas a se cuidarem com o mínimo. Quando eu era criança, era um valor da família, do meu pai e da minha mãe, segurar a minha caderneta de saúde, e dos meus irmãos, repleta com aqueles carimbos. Claro, eu tinha medo da agulha, mas receber aquela tatuagem de carimbo no braço, era uma festa. Eu tenho dois filhos, um de 29 e uma de 14, e quando eu recebi na maternidade, já mais moderna, aquela caderneta de saúde da minha filha, a gente fazia questão de fazer até uma capa decorada. E guardar como um valor. E isso foi se perdendo nos últimos tempos”, destacou Luciana Andrade. 

 Clique aqui e veja as fotos do evento. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou o termo pelo Governo do Espírito Santo ao lado do conselheiro do CNMP Ângelo Fabiano Farias da Costa. Na ocasião, também foi realizada a abertura oficial do curso de pós-graduação em cuidado interprofissional na área de imunizações. Confira as entidades que aderiram ao movimento ao final do texto.

Mais apoio

À tarde, o conselheiro Ângelo Fabiano e a procuradora-geral de Justiça receberam no MPES a vice-procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Janine Milbratz Fiorot, e os representantes de outras duas instituições que aderiram ao pacto: a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo (ABRH-ES), representada pela presidente, Neidy Christo Pereira; e o grupo de supermercados Rede Carone, representado pelo presidente, William Carone Junior. 

Além da assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, a pauta do encontro envolveu a vacinação e temas relacionados a recursos humanos, como saúde mental e gestão de pessoas.

Participaram da reunião o secretário-geral do MPES, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; a assessora do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotora de Justiça Cláudia Garcia; o chefe de Gabinete para Assuntos Administrativos do Procurador-Geral de Justiça Militar, Jorge Augusto Caetano de Farias; e, do Grupo Carone, o diretor de Gente e Gestão, Cosme Péres, e a responsável pelo setor jurídico, Ana Paula Rocha.

Adesão
As demais instituições que formalizaram a participação no Pacto Nacional pela Consciência Vacinal foram: Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e de Assistência Social; Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales); Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES); Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES); Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES); Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES); Superintendência Regional do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIM); Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe/ES); Conselho Estadual de Saúde (CES); Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES); Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES); Conselhos Regionais de Biologia (CRBios – CFBio); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Comissão da Saúde do Ministério Público; Comissão Distrital do Rotary Club; Procuradoria Regional do Trabalho da 17.ª Região; Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo; Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS). 

– Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado